Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

06/04 - Adeus a Genovez, ícone da engenharia « voltar


Data: 06/04/2017
Local:


Tubarão se despediu ontem de Renato Genovez, um dos ícones da engenharia em Santa Catarina. O tubaronense morreu na noite de terça-feira, aos 93 anos, após complicações de uma infecção generalizada.

Genovez ajudou a fundar entidades importantes, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) e a Escola Técnica de Comércio de Tubarão, onde também foi professor.

Um dos primeiros engenheiros formados no Sul do Estado, o tubaronense atuou na área de administração e execução de obras civis durante toda a carreira.

“Ele foi um dos precursores da engenharia em Santa Catarina e contribuiu muito para ajudar a difundir a profissão. Pessoalmente, era alguém muito amável, muito querido por todos com quem se relacionava”, declarou o presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (Area), Ney Francalacci Bittencourt.

A Area, a propósito, também teve Genovez como um dos fundadores, em 1981.

Além da carreira profissional, o engenheiro também teve reconhecida atuação social, contribuindo com entidades filantrópicas, como a Fundação Joanna de Angelis, na Cidade Azul.

Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) quando faleceu, por volta das 22h09 desta terça-feira. Após velório na Funerária Santa Rita, o corpo dele foi sepultado no Cemitério Horto da Saudade, ontem à tarde, em meio a homenagens.

Em vida, Renato Genovez recebeu diversos reconhecimentos pelo seu trabalho, como a comenda de 50 anos de atividades profissionais, pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, em 2000, e o diploma e medalha do Mérito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina referente ao ano de 2007.

 


Profissional esteve à frente de grandes obras

O amigo e colega de trabalho Ney Francalacci Bittencourt também destacou a participação de Renato Genovez em obras importantes em solo catarinense.

Entre elas, as obras residenciais para a Companhia Siderúrgica Nacional, em Tubarão, no ano de 1956, e a participação nos serviços de pavimentação asfáltica da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, entre os anos de 58 e 76.

As obras de engenharia do Laguna Tourist Hotel, nos anos de 1960, também tiveram a contribuição do engenheiro tubaronense, além da ampliação do Colégio São José e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Cidade Azul.

“É uma perda muito lamentável, mas o que fica é que ele cumpriu a missão e deixou uma grande colaboração para todos nós”, comentou Francalacci.

DS