Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

08/03 - Sem pedido oficial de linhas de ônibus para aeroporto « voltar


Data: 08/03/2017
Local:


Há dez meses, o funcionário da Latam de São Paulo Erich Fernando, de 36 anos, começou um relacionamento com uma moradora de Tubarão e passou a vir com frequência para o Sul. 

Acostumado a lidar com voos, ele não esperava encontrar tantas dificuldades para usar o aeroporto mais próximo.

Por conta da falta de linhas diretas de ônibus entre Tubarão e o Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, Erich tem sido obrigado a fazer a pé parte do trajeto para chegar ao local.

“O único ônibus disponível me deixa na rotatória e de lá preciso andar mais uns dez minutos a pé. Não é uma caminhada tão longa, mas para uma pessoa mais idosa ou para quem está com malas, com crianças, fica difícil”, comenta Erich.

O morador de São Paulo enfrenta a rotina pelo menos uma vez por mês e conta que geralmente pega o voo às segundas-feiras. Quando quer antecipar a volta, a situação fica ainda mais complicada.

“Nos domingos não tem nenhum ônibus para aquela região, nem mesmo esse que deixa na rótula. Daí é preciso ir de táxi e gastar R$ 80. Pra mim, é mais vantajoso comprar uma passagem de ônibus para Florianópolis e pegar o avião lá”, desabafa.

Sempre que possível, é isso que ele tem feito. “No voo de ida, geralmente eu já opto por Florianópolis por conta dos horários. Mas se eu quiser ir por Jaguaruna também terei problemas, pois não tem nenhum ônibus que saia para Tubarão”, complementa.

Erich trabalha há oito anos no setor administrativo da Latam, empresa aérea que também opera em Jaguaruna. Ele lamenta a situação e acredita que a dificuldade de acesso desestimula o uso do terminal. 

“Acho que isso afasta as pessoas, mas não sei como são as estatísticas. Pra mim, é algo que desestimula”, diz.

O Aeroporto Regional de Jaguaruna completará dois anos de operação no mês de abril. Atualmente, a Latam e a Azul têm voos diários no local.


Pedido oficial para linha não foi feito, diz Deter

Segundo o representante do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) Luiz Carlos Faísca, até o momento não há pedido oficial para que seja aberta uma linha de ônibus de Tubarão diretamente para o aeroporto de Jaguaruna.

“Essa é uma demanda que está se criando. Mas para deflagrarmos um processo licitatório, tem que vir a cobrança da região. Ainda não recebemos um pedido oficial”, declarou Luiz Carlos Faísca.

No entanto, em dezembro de 2015 o próprio Deter, por meio da assessoria de imprensa, informou ao DS que havia três empresas de ônibus interessadas em fazer o trajeto. Na mesma reportagem, o órgão declarou que um processo de concorrência já estava aberto

DS