Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

20/02 -- Seis mil alunos retornam às aulas « voltar


Data: 20/02/2017
Local:


Quase 6 mil estudantes, entre alunos do ensino fundamental e crianças da educação infantil, retornam às unidades escolares da rede municipal nesta segunda-feira em Tubarão.
Cerca de 2,8 mil estudantes estão matriculados no ensino fundamental e 2,9 mil crianças retornam às unidades de educação infantil.
Durante o período de férias, as 17 escolas de educação básica (EMEBs) e os 30 centros de educação infantil (CEIs) foram preparados para o início do ano letivo. As unidades foram limpas e passaram por pequenos reparos e manutenção, e, em função da necessidade dos reparos, o início do ano letivo foi postergado em uma semana.
Como preparativo ao retorno, os servidores da Fundação Municipal de Educação participaram, na semana passada, de um encontro no Espaço Integrado de Artes da Unisul. O diretor-presidente da FME, Mário Cezar de Oliveira Cardoso, falou dos desafios, repassou orientações e apresentou os profissionais responsáveis pelos diversos setores da fundação. 
“Nosso desafio é grande, mas contamos com uma equipe dedicada e muito comprometida com as questões educacionais. Por outro lado, entendemos também que a família tem que participar mais da vida escolar de seus filhos, conhecer a escola e os profissionais que lá trabalham e visitar a sala de aula na qual seu filho estuda. O envolvimento da comunidade faz muita diferença e pode ajudar a transformar o ensino público em referência”, atesta Mário Cezar.
O diretor-presidente cita ainda os maiores desafios que enfrentará neste início de ano letivo. “Procuramos deixar as unidades o mais estruturadas possível para receber nossos alunos. No entanto, temos ainda muitas escolas com problemas decorrentes do vendaval”, afirma.

Mais vagas
Ampliar o número de vagas, para atender à demanda reprimida de mais de 500 crianças que necessitam de vagas nos centros de educação infantil, realizar concurso público para contratação de professores efetivos e instalar unidades hoje localizadas em imóveis alugados em sedes próprias são também necessidades elencadas por Mário Cezar como prioritárias.
“São muitas as ações necessárias, porém estamos muito engajados, pois temos muita força de vontade e sabemos que transformar essa realidade é possível, ainda que necessite de um pouco de paciência, visto que no serviço público os processos são morosos”, avalia.

DS