Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

28/03 - Escola e comunidade dão exemplo « voltar


Data: 28/03/2017
Local:


Equipe satisfeita com ambiente de trabalho, estrutura simples e bem cuidada, pintura recuperada e equipamentos essenciais, bem como envolvimento da comunidade. Assim é a Escola de Educação Básica Lino Pessoa, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. A unidade é exemplo no setor de educação.

De acordo com a diretora, Elza Carvalho Lemos, a escola teve a pintura recuperada com a ajuda da comunidade, que doou grande parte da tinta. “O que faltou foi completado com recursos governamentais, e a Associação de Pais e Professores (APP) pagou a mão de obra, utilizando recursos próprios”, revela. 

Na última semana, a unidade escolar inaugurou o playground para as crianças dos anos iniciais. Todos os materiais foram doados pela comunidade e confeccionados pelo voluntário José Luís Nunes. “O sr. José Luís é aposentado e passa parte do tempo trabalhando em favor da nossa escola, bem como da Escola Municipal Arino Bressan. O envolvimento da comunidade, o comprometimento dos professores, da equipe gestora e de funcionários e a responsabilidade de pais e alunos, somados, permitem os meios necessários para ter este ambiente saudável”, ressalta a diretora.

Com cerca de 400 alunos, entre ensino fundamental e médio, a unidade escolar tem câmeras de monitoramento no pátio e corredores, internet nas salas de aula, custeada por professores e gestores, entre outros. “Todos os ambientes contam com ar-condicionado e cortinas, sendo a grande maioria coberta por doações da comunidade ou de campanhas da APP, utilizando o mínimo de recursos oficiais”, reforça.


Envolvimento da comunidade

Com a boa infraestrutura, admite Elza, o foco da escola volta-se ao processo pedagógico. “Professores e gestores ficam, então, comprometidos com um processo de ensino-aprendizagem de resultados.” No vendaval de outubro do ano passado, a escola também sofreu danos. “Mas foram recuperados em 24 horas e os alunos ficaram apenas um dia sem aula. Os custos foram cobertos pela APP, que muito tem ajudado”, diz Elza.

Para ela, o envolvimento da comunidade, de pais e de professores é essencial. “A estrutura física é importante e necessária. Porém, o desenvolvimento de uma consciência cidadã é o maior ganho que temos. Comunidade, famílias, pais, alunos e professores são cidadãos melhores a partir desse processo participativo. Estamos longe do ideal, mas trabalhamos para ser uma escola de referência”, acrescenta.

DS