Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

30/03 - Duas cidades hoje estão em festa! « voltar


Data: 30/03/2017
Local:


Duas cidades hoje estão em festa!

Capivari de Baixo e Sangão comemoram 25 anos de emancipação política.

Willian Reis
Capivari de Baixo/Sangão

Há 25 anos, o mapa de Santa Catarina ganhou uma nova configuração. Em um dia 30 de março como hoje, era oficializada a emancipação de Capivari de Baixo, que se desmembrou de Tubarão, e Sangão, que se separou de Jaguaruna.

Poucos meses depois, mal os municípios estavam criados, era a hora de os eleitores, com novos títulos em mãos, irem às urnas para escolher prefeitos e vereadores, aqueles que estariam pelos próximos anos encarregados de lançar as bases das duas novas cidades.

A eleição ocorreu no dia 3 de outubro daquele ano de 1992. Em Capivari de Baixo, 9.942 pessoas estavam aptas a o voto dos seus futuros representantes, entre cinco candidatos à majoritária e 96 postulantes às 11 vagas à vereança. Da disputa, Nilton Augusto Sachetti, na época filiado ao então PDS, foi o primeiro prefeito eleito em Capivari – com 3.324 sufrágios -, tendo Luiz Carlos Brunel Alves, pelo PMDB, logo em seguida, com 3.098. Mesmo enfrentando, entre outros, o peemedebista Brunel, considerado então uns dos favoritos, Sachetti se recorda de que nunca duvidou da própria vitória no pleito.

“Trabalhei para ganhar. Na vida, sempre fui de enfrentar os desafios”, afirma. Escolhido como prefeito, Sachetti não perdeu tempo. Fez de sua casa um escritório onde ele e a equipe passaram a elaborar os projetos do governo.

Ex-vereador em Pedras Grandes, ele conta que sua experiência como político e empresário foi crucial para lidar com os poucos recursos financeiros no recém-criado município. Teve como prioridades as áreas da saúde e educação, sem deixar de lado o saneamento básico. “Trabalhei com uma boa equipe para organizar tudo. Fui de corpo e alma”, relembra. Mas Sachetti não quis disputar novas eleições. Preferiu dedicar-se aos negócios.

 

Cidades em números

Capivari de Baixo
População estimada: 23,9 mil habitantes
Área: 53,337 km²

Sangão
População estimada: 12 mil habitantes
Área: 82,892 km²

 

Dois candidatos disputaram prefeitura em Sangão
Em Sangão, também no dia 3 de outubro, há 25 anos, 3.736 pessoas estavam prontas para votar. Disputando o apoio de cada eleitor, havia dois candidatos a prefeito e 19 postulantes as nove cadeiras na Câmara de Vereadores.

Depois de apuradas, as urnas sagraram Jaime Ondino Teixeira, pelo PMDB, o primeiro prefeito de Sangão, com 1.720 votos, contra os 1.379 de Geocrezio João de Souza, que disputou pelo então PDS. Procurado pela reportagem, Teixeira preferiu não dar entrevista por telefone, mas Souza relembra que foi uma eleição acirrada.

Ex-vereador por Jaguaruna, ele apostava em sua influência como político. Mas o resultado não saiu conforme o esperado. Na opinião de Souza, talvez tenha faltado mais dinheiro para a campanha. “Deu errado, mas foi bom”, recorda.

pag 3 principal 2Nova eleição ocorre neste domingo em Sangão – Foto: Divulgação/Notisul

Sangão volta às urnas no domingo
Neste domingo, Sangão realiza uma eleição suplementar para escolher prefeito e vice. Dalmir Carara Cândido (PP), com Valdeci Serafim (PP) como vice, enfrenta Herivelto de Castro Reynaldo (PMDB), que tem Paulo Jorge Machado (PMDB) de vice. A propaganda eleitoral termina hoje.