Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Aeroporto Regional de Jaguaruna tem inspeção com cães « voltar


Data: 11/06/2018
Local:


O Aeroporto Regional de Jaguaruna conta, desde maio deste ano, com uma ação pioneira em Santa Catarina: a atuação de cães da Polícia Militar na inspeção de bagagens que são despachadas para os porões das aeronaves. A intenção é fiscalizar se há drogas ilícitas, como maconha e cocaína, além de armas de fogo e artefatos explosivos.

A inovação é fruto de uma parceria da Polícia Militar, através do 1º Grupo de Policiamento de Cães do Canil do 5º Batalhão de Polícia Militar, com a RDL Aeroportos.

“O projeto de atuação do Canil Setorial do 5º Batalhão é inovador no Estado de Santa Catarina e até mesmo em todo cenário nacional”, destaca o comandante do 1º Grupo de Policiamento de Cães do Canil, tenente Dayvid. 

De acordo com ele, a implementação dessa ferramenta no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi tem como premissa dar continuidade a um conjunto de ações planejadas pelo 5º BPM para a área de segurança pública na região Sul do Estado. 

“Objetiva-se intervir de forma integrada e preditiva nos diversos ambientes estratégicos da nossa região Sul, contribuindo, por conseguinte, para a redução dos fatores de risco social e de segurança”, explica.

A iniciativa de atuação de um canil setorial em aeroportos é realizada com policiais que são referências na área de policiamento com cães. Para o trabalho, a RDL construiu uma base de apoio às guarnições, contendo sala principal, espaço apropriado para os cães, banheiro e cela para possíveis detenções.

“Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes ações na vertente da segurança pública, coordenada pela RDL, com o apoio irrestrito da Polícia Militar de Santa Catarina. Os passageiros que embarcam pelo Regional Sul estão muito mais seguros a partir de agora, especialmente quanto à ameaça de artefatos explosivos conduzidos nas bagagens despachadas”, salienta o gerente-geral da RDL Aeroportos, Fernando Castro.

O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente Lisboa, destaca a proximidade, assim como a relação que tem sido realizada com as instituições públicas e privadas da região, possibilitando assim uma maior segurança à população. “Sempre buscando alternativas para melhorar a atuação policial militar,  pois o policiamento com cães em aeroportos é inovador e necessário”, diz

DS