Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Caixa Solidária será implantada em Tubarão « voltar


Data: 30/09/2017
Local:


O projeto socioambiental Caixa Solidária será implantado em breve em Tubarão. A lei que formaliza a criação, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Pepê Collaço (PP), já foi sancionada e agora falta pouco para ser colocado em prática. Em fase de expansão em Criciúma após um período de testes, os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Em números, cerca de 5% do lixo doméstico é composto por roupas e calçados. Esses resíduos têm como destino, na maioria das vezes, os aterros sanitários. Para se ter uma ideia do impacto na natureza, 50% dos tecidos são de material sintético e podem levar mais de 200 anos para se decompor. Pior ainda quando se observa que grande parte desses itens poderia ser muito útil a outras pessoas. 

Reduzir essas estatísticas é justamente a proposta do projeto socioambiental Caixa Solidária. Serão distribuídas pela cidade em torno de 20 caixas. Os equipamentos, incluindo a manutenção, serão bancados por patrocinadores, o que isenta a prefeitura do gasto. Depois será necessário montar uma central de triagem, para onde as peças arrecadadas serão enviadas e destinadas às famílias cadastradas. 

“O projeto é muito bom, humanitário. Em 15 meses de funcionamento em Criciúma, quase 40 mil peças de roupas foram destinadas a cerca de 1,3 mil famílias. Tenho certeza que também será um sucesso em Tubarão”, destaca Pepê. “Cada prefeitura gasta em média quase R$ 300 para enterrar cada tonelada de lixo e poderia economizar bastante com reciclagem têxtil. Além de gerar receita, a iniciativa reduz a quantidade que vai para o meio ambiente”, acrescenta o idealizador Mateus Rossi, que trouxe o projeto para adaptar no Brasil após conhecer o funcionamento na Europa.

DS