Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Dados sobre Tubarão ajudarão a projetar ações « voltar


Data: 29/08/2017
Local:


Para dar um rumo ao desenvolvimento da cidade em várias áreas, o projeto Tubarão 180º - Uma nova Cidade avançou mais uma etapa. Ontem, foi apresentado o diagnóstico “Tubarão em Números”, realizado por consultores do Sebrae. 

O diagnóstico é uma verdadeira “fotografia” da Cidade Azul, no que se refere a dados referentes a empregos e desempregos, rendas per capita, qualidade de vida, número de empresas e setores que mais se destacam, IDH, infraestrutura, PIB, entre outros itens. “Este diagnóstico irá apoiar todas as etapas previstas no projeto. Inclusive, amanhã (hoje), inicia a rodada de planejamento da gestão e este relatório serve de insumo para a tomada de decisões”, afirma o consultor do Sebrae, Cleber Borba Nascimento.

O diagnóstico foi realizado em comparação com dados do Brasil, de Santa Catarina e de outros 14 municípios com perfil econômico e sócio-econômico parecidos com o de Tubarão. “Entre as cidades, Criciúma, Lages, Balneário Camboriú, São José,  São Bento do Sul, Itapema  etc. Além dos comparativos, também foi feita uma análise histórica e recolhidas informações de fontes oficiais, resultando em três mil horas de consultoria”, ressalta Cleber.

Para o prefeito Joares Ponticelli, os dados ajudarão a nortear para construir uma cidade melhor. “Por anos o município cresceu sem planejamento e este projeto é para apontar indicadores e ajudar a levar Tubarão para o desenvolvimento. Por isso, a parceria com o Sebrae foi de extrema importância. Precisamos, claro, que cada um faça a sua parte, com isso vamos construindo uma cidade melhor”, aponta. 

O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, diz que o diagnóstico é resultado de uma boa gestão que aqui se constrói. “Tubarão está em franca expansão e isso tem efeito multiplicador. E irá direcionar os rumos que a cidade deverá tomar para promover iniciativas empreendedoras”, acrescenta. 

O diagnóstico elaborado a partir de dados secundários leva em consideração as características fundamentais para o planejamento do município: aspectos gerais, demográficos, econômicos, sociais, infraestrutura, finanças e segurança pública. Essa é a primeira fase dos trabalhos que o Sebrae vai prestar ao município de Tubarão, por meio do programa Cidade Empreendedora. Até o final de 2018 serão entregues 35 soluções voltadas ao desenvolvimento da cidade.


Alguns dados

O diagnóstico elaborado por consultores do Sebrae, trabalho desenvolvido desde maio, apresenta dados referentes a diversos setores do município. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), infraestrutura, PIB, renda per capita, potencial de consumo urbano, qualidade de vida, número de empresas e empregos/desempregos, ISS, escolaridade, entre outros pontos, são alguns dados analisados no projeto. 

Segundo o levantamento no diagnóstico, por exemplo, a Cidade Azul tem segmentos empresariais de destaque, como a fabricação de produtos minerais não metálicos, a metalurgia, a fabricação de móveis, a reparação e manutenção de veículos automotores, o comércio varejista, o transporte terrestre e a saúde. Os dados do município foram comparados aos do Brasil, aos de Santa Catarina e aos de outras 14 cidades com perfis semelhantes.

No que se refere à qualidade de vida, a cidade era a 6ª no IDH em 1991 e 2000, caindo para 12º no ano passado. Quanto ao ISS, imposto municipal, a Cidade Azul ficou em 33ª posição, sendo intermediária em relação ao Estado e baixa em comparação aos outros municípios comparados. Em 2013, a arrecadação em Tubarão foi de R$ 12,2 milhões, subindo em 2015 para R$ 18,2 milhões. 

O projeto iniciado em maio do ano passado foi planejado com base em três grandes eixos: desenvolvimento e sustentabilidade; educação e cidadania e saúde e qualidade de vida.

DS