Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

DEMOCRACIA « voltar


Data: 25/07/2018
Local:


Você sabe o que é democracia? Para boa parte das pessoas, democracia é um sistema político no qual os cidadãos escolhem seus representantes políticos em eleições periódicas. Na verdade, vai muito além disso. De acordo com o ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln, é o governo do povo, pelo povo e para o povo. 

Na democracia, além do voto, o povo é dotado de autonomia para gerar debates em torno das decisões e propostas governamentais, assim, garantindo que as demandas populares cheguem até os representantes. O projeto democrático defendeque todas as vozes devem ser ouvidas e respeitadas da mesma maneira, sem sobreposições. Pois garantir paridade participativa à toda a população é um ponto fundamental da democracia.

Outro ponto importante da democracia é que ela defende o direito à livre escolha. Assim, o Brasil é um país democrático e com o conceito de Estado laico, ou seja, não impõe e nem se opõe a nenhuma religião. Dessa forma, você é livre para escolher sua doutrina. Além disso, garante que você seja quem é. Não há perseguições estatais de gênero nem orientação sexual. Existe a liberdade para que você decida o bairro onde deseja residir, a carreira que quer seguir e a empresa na qual quer trabalhar. O governo não pode intervir.

Leia também: Participação popular nas decisões políticas, como o povo pode ajudar?

DEMOCRACIA, GARANTIA DE SOBERANIA POPULAR

Ninguém pode apoderar-se do governo por outro meio que não seja o voto. Ou seja, todos os representantes devem chegar ao poder por meio da decisão popular. As propostas governamentais devem, sempre, apontar para o benefício do povo e manutenção dos direitos básicos do cidadão: educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção a maternidade e à infância e assistência aos desamparados, conforme Constituição Federal.

Atualmente no Brasil, com todo o cenário de corrupção, vemos em vigência uma democracia parcial. O Estado governa em benefício dos governantes em detrimento das necessidades do povo. Para compreendermos e exigirmos o melhor para a população, precisamos conhecer o sistema político que rege o nosso país e identificar o que não está sendo cumprido.

Para ajudar no processo de organização e combate à corrupção, o Mude criou o curso online gratuito para ser um facilitador na formação de grupos de discussão e ação junto aos pré-candidatos nas Eleições 2018. Reúna um grupo em sua empresa, universidade, igreja, condomínio ou ONG, assistam aos vídeos e usem a proposta de roteiro de discussão para promover as ações. Grupos estão se mobilizando por todo o Brasil e você pode organizar um deles.

#MUDE é um movimento social apartidário que promove o fortalecimento de uma cultura de intolerância à corrupção no Brasil.