Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Eleições: entidades unidas pelo voto regional « voltar


Data: 25/07/2018
Local:


Aumentar a representatividade da região Sul de Santa Catarina no âmbito estadual e federal em todas as esferas de poder é a missão do movimento “Do Sul pelo Sul”, lançado na última reunião plenária da regional Sul da Facisc. 

Criada em 2010, inicialmente como “Vote Pela Amurel”, a campanha contou com o apoio das associações empresariais da região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). 

Agora, em 2018, a ideia é avançar, tornando-se um movimento contínuo, dessa vez denominado “Do Sul pelo Sul”, capitaneado por 20 associações empresariais da região. O movimento tem por objetivos, além de aumentar a representatividade da região Sul, reduzir os votos brancos e nulos, diminuir os votos nos chamados “paraquedistas” e estimular o voto em candidatos ficha limpa. 

Segundo o presidente da Acit (Associação Empresarial de Tubarão), Edson Martins Antônio, Amurel tem hoje 274 mil eleitores, e nenhum representante na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. Em um comparativo, a Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), com 150 mil eleitores, possui dois deputados. “Se política fosse matemática simples, com cada deputado estadual precisando entre 35 mil e 40 mil votos, seria possível termos até seis representantes na Alesc e dois deputados federais”, comenta.

“O que precisamos é nos unir para eleger o maior número de representantes que tenham mais ligação com nossa cidade e arredores. Concentrarmos nossos votos em pessoas que fizeram e fazem por Tubarão e região e deixarmos de mandar votos para representantes de outras regiões. Com isso, seremos mais fortes também politicamente. Desta forma, unindo a força do empresário local e a força do povo, teremos uma região mais próspera, com mais investimento, mais crescimento, maior geração de riqueza, emprego e renda”, avalia Edson.

“Neste ano será o Sul pelo Sul, com a Amurel pela Amurel, e Tubarão por Tubarão. Temos também aqueles que têm relação e história de atuação ou contribuição em nossa região, em um passado recente, ou nem tanto. Esses têm ligações fortes com Tubarão, e isso não pode ser desconsiderado”, pontua.


Prioridades da região

O presidente da Acivale, Roberto Michels, conta que os presidentes das associações empresariais elencaram cinco prioridades da região: Construção da Ferrovia Litorânea; ampliação da pista e construção do terminal de cargas do Aeroporto Regional Sul; pavimentação da Serra do Corvo Branco; adequação e recuperação da SC-370 no trecho Tubarão - Rio Fortuna - São Ludgero e ampliação do efetivo; e investimentos em equipamentos para as polícias Civil e Militar. Os pleitos serão apresentados a todos os candidatos da região

DS