Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Exemplo: morador pinta rua em Tubarão « voltar


Data: 30/05/2017
Local:


Para o aposentado Francisco de Assis Nunes Ângelo, o Assis, cuidar dos locais públicos é um vício. Pelo menos é assim que ele define seu empenho em deixar a rua em que mora mais bonita e segura. 

Usando recursos próprios, Assis resolveu pintar o meio-fio das calçadas, os postes e as duas lombadas que há na rua. Ele usou o período noturno para executar o serviço, pois trabalha como motorista.

“Eu comprei a tinta e ia pintar somente na frente da minha casa. No entanto, eu olhei para nossa rua e achei que ficaria muito mais bonita com a pintura, que já estava gasta, renovada. Não foi um trabalho para mim, pois é uma satisfação ver a rua mais bonita, sinalizada e segura”, comenta. 

Aos 61 anos, Assis não quis deixar o serviço incompleto e, antes de fazer a pintura, capinou e limpou os locais onde o mato estava crescendo. “Percebi que, com a rua mais bonita, mais limpa, os vizinhos também se motivaram. Alguns me ajudaram, outros começaram a cuidar da frente de suas casas e deixar sempre limpas. Se cada um de nós tiver o cuidado com a frente da nossa casa, apenas, as ruas já vão ficar mais limpas e bonitas e os problemas que o lixo acumulado traz vão diminuir”, aponta. 

A limpeza da rua, aliás, já é um serviço habitual para Assis, que muitas noites anda pela rua Dalfredo Luiz Geremias, no bairro Monte Castelo, onde mora com a esposa, juntando os resíduos que ficam pelo chão. 

“Cato bituca de cigarro, papel, o que estiver no chão, para não deixar lixo pela rua. Muita gente me fala que isso é papel do poder público. É claro que temos que cobrar que os políticos que elegemos façam os serviços na cidade. Mas se cada um cuidar um pouco de sua rua, de sua casa, isso já vai melhorar a cidade e a nossa vida, e também vai deixar mais recursos públicos para outras coisas. Por exemplo, a pintura eu fiz porque deu para fazer, mas eu não tinha como tapar dois buracos que tinha no asfalto, então fui atrás da prefeitura para resolver essa parte aí, e eles fizeram o serviço”, conta.


Sempre em ação

Esta não foi a primeira vez que Assis arregaçou as mangas para fazer um serviço no espaço público. Em Jaguaruna, onde passa o verão, o aposentado já havia feito o mesmo trabalho – reforço da sinalização e pintura. “Eu gosto de ver os lugares bonitos, gosto de estar em um lugar bonito. O que eu puder fazer para melhorar a rua, o lugar onde estou, vou fazer”, completa

DS