Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

O QUE É VOTO? « voltar


Data: 25/07/2018
Local:


voto é uma forma de demonstrar opiniãovontade ou preferência por algo que está sendo colocado em votação. Por exemplo, nas eleições municipais, ao votarmos em um candidato, expressamos a nossa vontade de que ele seja eleito em vez de outros candidatos que também estão concorrendo para governar ou legislar na nossa cidade. Essa decisão é feita com base em nossas crençasvalores e no que acreditamos que será melhor para o ambiente em que vivemos e para a comunidade em que estamos inseridos. Mas o voto está presente em nossas vidas além das eleições para os cargos de governo, você provavelmente já votou em grêmios estudantis, centros acadêmicos, associações de bairro e condomínios, não é mesmo?

Neste conteúdo vamos explicar um pouco mais sobre o voto eleitoral, uma ferramenta muito importante em uma democracia. Se interessou? Vamos lá!

Talvez você já tenha ouvido falar em sufrágio, não é mesmo? Mas afinal, voto e sufrágio são a mesma coisa? Bom, o sufrágio está mais relacionado ao poder do voto, é um direito do cidadão. O voto é o instrumento, é a maneira pela qual exercitamos o sufrágio. Ou seja: o sufrágio é o direito de votar e o voto é como esse direito se concretiza. É uma diferença teórica, na prática podemos entendê-los como a mesma coisa.

Quando se fala em sufrágio universal, isso significa que não há restrições para a votação, todos os cidadãos que estiverem dentro das normas legais têm direito ao voto. O sufrágio restrito é aquele que impõe restrições para votar, que podem estar relacionadas a critérios sociais e de gênero, por exemplo. Em diversos momentos da história do Brasil, apenas homens com uma renda mínima poderiam exercer o direito do voto. Hoje, o sufrágio é universal, ou seja, todo cidadão brasileiro tem o direito de votar – sendo apenas consideradas especificidades, como a idade mínima de 16 anos, por exemplo.