Área Restrita

Notícias do Site:

CLIC :---------->   Ofertas da Semana!      @ Ultimas Noticias     
00:00:00

Programa Rede de Vizinhos será implantado nos bairros Monte Castelo e São Cristóvão « voltar


Data: 18/04/2017
Local:


Tubarão

O Conselho de Segurança local dos bairros Monte Castelo e São Cristóvão, em Tubarão, preocupado com a escalada da violência nas localidades, convida moradores para reunião na noite desta terça-feira (18), que tratará o assunto “Rede de Vizinhos”, programa que na ocasião também será lançado, instituído pela Polícia Militar de Santa Catarina.

O prefeito Joares Ponticelli, a delegada regional Vivian Garcia Selig, o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Sílvio Lisboa, o comandante da Polícia Rodoviária Federal, Anderson Dal-Bó Rosa, e o chefe da Guarda Municipal, Joelson da Silva Mendes devem participar do ato, marcado para o Salão Paroquial de Monte Castelo, às 19h30min.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade. A Rede de Vizinhos já é realidade em diversas comunidades e segmentos da Polícia Militar catarinense, mas para a uniformização da metodologia de implantação e certificação de que o programa está em conformidade com a mundialmente consagrada metodologia do neighbourhood watch, o comando da PMSC institucionalizou a Rede de Vizinhos em agosto do ano passado, a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos comunitários possam ser alcançados.

Um grupo de trabalho composto por policiais militares, oficiais e praças, de várias Organizações Policiais Militares (OPM’s) selecionadas como OPM-Modelo foi criado para o desenvolvimento do programa de vigilância entre vizinhos. Com base nas informações dos policiais da linha da frente, foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão (POP) de implantação da Rede de Vizinhos PMSC que passou a ser adotado por todos os policiais militares.

A Rede foi estruturada em seis pontos fundamentais para o sucesso o programa:

1 – Participação Policial Militar

O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede;

2 – Reunião de sensibilização

Apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes;

3 – Rede de comunicação

Estabelece um canal de comunicação entre os membros da rede. O controle é realizado pelo policial militar de ligação;

4 – Reunião de implantação

Formalização da Rede de Vizinhos da PMSC;

5 – Método Iara

Consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos;

6 – Governança

Manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

Como criar Rede de Vizinhos PMSC:

1 – Mobilize seus vizinhos;

2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

A intenção do Programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, associem-se para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro”. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

NOTISUL